15.10.11

Meu peculiar interesse

Essa foi minha última (atual) aquisição literária: Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado, de Ana Beatriz Barbosa Silva (livro de bolso, bonitinho, da ainda mais vontade de ler). Lembro-me de ter entrado em contato com o primeiro psicopata ao assistir o filme Hannibal, o terceiro filme dessa quadrilogia, que tem como grande protagonista o nome do filme, Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins. O interesse cresceu a respeito desse tema e continuei assistindo filmes relacionados, O silêncio dos InocentesDragão VermelhoHannibal - A origem do mal, continuando a história do Dr. Lecter; esse último interpretado por Gaspard Ulliel, mostrando um Hannibal jovem. Alguns anos depois fui presenteado pelos livros dessa série, tendo lido apenas o quarto, em ordem de lançamento. Ainda na esfera do cinema lembro-me de ter assistido Zodíaco, filme que conta a história de um assassino (que assinava com o mesmo nome) nunca encontrado. Fui fisgado pelo personagem Alex do ótimo filme Laranja Mecânica, me fazendo imaginar inúmeras possibilidades, enxergar a beleza naquele cenário. Alguns outros filmes atiçaram essa minha curiosidade, como toda a série Jogos Mortais, O Talentoso Ripley, Violência Gratuita, vários filmezinhos de terror que não deixaram de contribuir de alguma forma, além de um batalhão de outros filmes que agora não me lembro e que não tem como foco principal a psicopatia. Acompanho desde o ano passado o seriado Dexter (muito bom), relatando a história do personagem-título na sua distinta maneira de limpar Miame dos assassinos.
Algum tempo depois roubei uma revista Super Interessante com o tema Mentes Psicopatas, ganhei o livro Mentes Criminosas e fiz várias leituras na internet. Quando entrei no curso de Enfermagem vi que tinha a disciplina Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, a qual estou cursando agora; além disso me inscrevi no projeto de extensão Ações de Enfermagem ao Portador de Transtorno Mental e à sua Família (com a esperança de ser chamado), tudo isso com o intuito de saciar essa minha vontade em aprender sobre o assunto.
Sabe o que tudo isso significa?

Nada.


2 comentários:

  1. isso foi um: "Calma Calleo, eu não mordo!"? há! Acabei de assistir "Um Estranho no Ninho"; brilhante! Ainda tentando digerir o filme e escutando a voz daquela professora sorridente na minha cabeça. orr... ansioso pela a discussão em sala.

    ResponderExcluir
  2. me assusta ter dormido no quarto ao lado durante tanto tempo....




    rs

    ResponderExcluir